Nossa proposta de organização curricular para o Ensino Médio preconizar possibilitar aos estudantes o aprimoramento do aprendizado construído ao longo dos anos anteriores, ampliando seus saberes de modo a torná-los aptos para enfrentar as demandas e desafios do caminho de uma escolha profissional, refletindo sobre seus projetos de vida, bem como as possibilidades de atuações empreendedoras no mercado de trabalho.
O ensino médio da Arca foi sistematizado da seguinte forma:
- currículo adaptado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o novo Ensino Médio;
- estudo de todas as disciplinas do núcleo básico além de duas eletivas: Artes, Biologia, Filosofia, Sociologia, Física, Geografia, Língua Portuguesa, História, Língua Inglesa, Literatura, Matemática, Produção de Texto, Química, Empreendedorismo e Projeto de Vida;
- o estudo das disciplinas (exceto Produção de texto e Matemática que transcorrem continuamente em todo ano letivo), é organizado em dois blocos semestrais (ao final de cada bloco as disciplinas cursadas terão caráter conclusivo para o ano letivo);
- envio de roteiros de estudos para serem realizados uma vez por semana para todas as disciplinas do bloco semestral, exceto Matemática que envia roteiros de estudos para quatro dias durante a semana;
- disciplinas eletivas - Projetos de Vida e Empreendedorismo para estudos mais aprofundados de temas afins à estas disciplinas;
- tutorias semanais com duração de sessenta minutos para todas as disciplinas do currículo.
Utilizamos a plataforma Google for Education que engloba as ferramentas Google Sala de Aula, Google Meet, Google Agenda, Hangout, Drive entre outros.
Todos os tutores das disciplinas são especialistas em sua área, aptos para esclarecer dúvidas e demais demandas do processo educativo através dos canais de comunicação Google Sala de Aula, WhatsApp e e-mail do estudante.
As avaliações ocorrem de forma processual e contínua:
- acompanhamento das atividades realizadas durante os estudos;
- realização de simulados periódicos;
- aplicação, no final de cada Bloco, de avaliações globais específicas de cada disciplina estudada no período.
Quando o estudante não apresenta o desempenho esperado durante o processo de avaliação, é orientado a realizar a recondução - orientação sobre os conteúdos que ele precisa revisar para realizar outra avaliação no intuito de verificar novamente a aprendizagem.