Educar é coisa de família

Proposta metodológica

 

A Arca se propõe a auxiliar os pais no compromisso de educar os seus filhos na Educação infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª série), fornecendo serviços educativos diversos que contribuam para a formação de sujeitos capazes de aprender sempre.

 

A Arca vem desenvolvendo ferramentas de apoio aos pais que querem ser protagonistas na educação dos seus filhos, considerando quatro premissas extremamente importantes:

  • a atuação direta dos pais na educação de seus filhos;
  • a adequação curricular às necessidades individuais das crianças e seus familiares fundamentada na BNCC;
  • a rotina cotidiana de um lar de pais educadores;
  • formação de estudantes autônomos e não “assistidores” de aulas.

O que a Arca propõe?

 

Em nossa proposta educativa, enquanto a criança estiver em idade estudantil, é fundamental que ela se torne autodidata. Para que isto ocorra, a forma como é apresentado o conteúdo e como são dirigidas as atividades de estudo no dia a dia visam cooperar com o desenvolvimento do autodidatismo.

Queremos auxiliar os pais a desenvolverem a educação dos estudantes de modo a torná-los AUTODIDATAS, capazes de aprender sempre.

Buscamos em nossas ações e estrutura curricular promover, junto com a família, situações de aprendizagem que permitam aos estudantes desenvolverem COMPETÊNCIAS E HABILIDADES (cognitivas, sociais, emocionais, profissionais).

Como a proposta pedagógica se concretiza?

 

O nosso trabalho busca desenvolver o autodidatismo, por isso não trabalhamos com aulas online e sim com roteiros de estudos dirigidos, ancorados nas metodologias ativas, como por exemplo, aulas invertidas, expondo os estudantes às situações de estudo/aprendizagem que favoreçam a conquista dessa capacidade.

 

Acreditamos que o aprendizado é um caminho solitário, pois, por melhor que seja uma aula, o máximo que um professor consegue alcançar é possibilitar ao estudante entender o assunto apresentado. Para que haja de fato a aprendizagem é necessário que o estudante se debruce sobre aquilo que ele deseja aprender e dedique tempo de estudo para essa assimilação.

 

Sistematizamos o currículo de forma contundente, tomando como referência a Base Nacional Comum Curricular, embora não nos restrinjamos à mesma, utilizando as seguintes ferramentas:

  • apoio e suporte pedagógico profissional contundente com as necessidades educativas dos estudantes de cada faixa etária;
  • organização do planejamento semanal com atividades diárias, baseadas na BNCC, contemplando os duzentos dias letivos preconizados pela LDB;
  • desenvolvimento de projetos interdisciplinares em parceria com as famílias;
  • fornecimento e indicação de materiais didáticos adequados às necessidades individuais dos estudantes;
  • avaliação do processo de aprendizagem de forma contínua, visando detectar necessidades e avanços no desenvolvimento;
  • promoção de interação entre estudantes de diferentes idades em encontros regulares semanais (online e/ou virtual), aulas passeios, etc.;
  • espaço adequado para os encontros regulares dos projetos, atividades de arte, música, línguas estrangeiras, multimídias, esporte, dentre outras atividades interativas;
  • fornecimento de assessoria profissional qualificada para auxiliar as famílias no desenvolvimento dos projetos e atividades didáticas (tirando dúvidas, ampliando os conhecimentos, ministrando aulas, entre outros);
  • utilizando canais de comunicação variados para a interação direta com os estudantes e as famílias como Google Sala de Aula, Hangout, whatsApp e e-mail;
  • utilização de ambientes virtuais de aprendizagem como videoaulas, plataformas digitais, dentre outros;
  • realização de reunião de pais periódicas e encontros de formação de pais educadores.

Como os pais atuam na realização da proposta?

 

Comprometendo-se com o desenvolvimento dos processos de aprendizagem de seus filhos da seguinte forma:

  • estabelecendo uma rotina com horário habitual, diário, semanal para realização das demandas de estudo;
  • auxiliando os estudantes na realização das tarefas diárias;
  • fornecendo à ARCA as informações sobre o desenvolvimento do trabalho com os estudantes através dos canais de comunicação preestabelecidos, preenchimento de fichas de acompanhamento etc.;
  • participando das reuniões de troca de experiências e formação de pais educadores;
  • assegurando a participação de forma ordeira dos filhos nos encontros presenciais ou virtuais regulares de interação e vivência dos projetos de estudo;
  • garantindo a autonomia do estudante na realização das atividades avaliativas.
  1. Como a Arca desenvolve seu projeto de ensino?

 

  • Desenvolvendo a metodologia em parceria com as famílias, organizando os objetivos e conteúdos didáticos em: sequências didáticas, roteiros de estudos, projetos interdisciplinares para serem realizados em ambientes diversificados (sede da Arca, domicílio do estudante, museus, parques, exposições, universidades etc.). Isso porque entendemos que o conhecimento é construído na interação dos sujeitos com seus pares e com o objeto de estudo em suas mais diversas relações e apresentações no cotidiano e contexto social.
  • Respeitando à individualidade, propondo percursos diferenciados para os estudantes, de acordo com seu desenvolvimento e suas necessidades individuais, é uma premissa fundamental no trato às demandas de aprendizagem de cada estudante.
  • Trabalhando com as metodologias ativas, a qual considera que o sujeito é o principal agente responsável pela sua aprendizagem, buscando favorecer a participação ativa de todos os envolvidos no processo, partindo da realidade em que estão inseridos.
  • Considerando como fundamentais para o sucesso da aprendizagem a criação de desafios e a vivência de situações que unem percursos pessoais com participação significativa em grupos.
  • Entendendo que, na formação de sujeitos aprendentes, o domínio da Língua (oralidade, leitura e escrita), a apropriação dos conhecimentos matemáticos fundamentais, o conhecimento de Língua Estrangeira e da Linguagem Tecnológica são essenciais para munir os aprendizes com ferramentas que lhes possibilitarão aprender o que desejarem e serem autodidatas nesse processo.
  1. Na prática, como ocorre a aula invertida?

 

 

Momento de estudo individual:

  • o estudante estuda os roteiros de estudos; 
  • realiza os exercícios; 
  • faz suas anotações, sínteses, resumos, mapas mentais; 
  • registra suas dúvidas para discuti-las com o educador/tutor da disciplina no momento de interação.

 

Momento de interação com o educador (família ou tutor) :

  • o estudante apresenta suas dúvidas; 
  • responde a desafios sobre os conteúdos estudados;
  • interage com os demais estudantes da turma (em encontros online ou presencial); 
  • O tutor verifica se a aprendizagem está sendo efetiva.

 

  1. O que são e como se desenvolvem os projetos interdisciplinares?

 

 

O trabalho desenvolvido na escola Arca nas áreas de Ciências, Geografia e História a partir do estudo organizado em projetos interdisciplinares tem como principal objetivo possibilitar aos estudantes interagirem em situação de aprendizagem nas quais eles possam construir conhecimentos de forma significativa, envolvendo-se em pesquisas que lhe permitam interagir com os conhecimentos de áreas diversificadas. Dessa forma os estudantes têm a oportunidade de aprender, na maioria das vezes, para além dos conteúdos previstos para a sua idade/ano escolar.

 

Ao longo dos seus anos de existência, a Arca vem desenvolvendo os estudos relativos às áreas de Ciências Geografia e História através dos projetos interdisciplinares, possibilitando aos estudantes debruçarem-se durante um trimestre para aprenderem conhecimentos que interessam ao universo infantojuvenil e que são importantes para a sua formação básica, ampliando os seus saberes à medida que amadurecem na compreensão e capacidade de estabelecer relações entre as mais diversas áreas.

 

A cada trimestre privilegiamos estudos relativos a uma das disciplinas citadas acima, porém os estudos são organizados de forma a provocar pesquisas que abrangem as outras áreas. Cada projeto também se apresenta como uma oportunidade para rompermos a limitação de espaço físico da escola, possibilitando a interação com o conhecimento em ambientes onde os conhecimentos estudados apresentam-se de forma concreta e interrelacionada como por exemplo: visita a museus, parques, universidades, centro de pesquisas, entre outros. Além disso, sempre que possível, são organizados momentos de interação com profissionais das áreas pesquisadas para mais uma oportunidade de ampliação dos saberes e descobertas.

 

Nos projetos, também desfrutamos da oportunidade de possibilitar a toda família educadora o envolvimento com as atividades de estudos e realização das culminâncias empreendidas em cada projeto, como por exemplo feira de ciências, feira das nações, exposições artísticas, apresentações culturais, produção de vídeos e blogs, entre outros.

 

Costumamos dizer que a cada projeto desfrutamos da alegria de ver o fruto do trabalho de todos, estudantes familiares e tutores, que se dedicam de forma empenhada e solidária.

Educar é coisa de família