Educar é coisa de família

A história da ARCA 

 

A ARCA nasceu em 2008, quando iniciou em Salvador um movimento de pais movidos pela convicção de que deveriam assumir o protagonismo na responsabilidade de educar seus filhos. O propósito inicial desse movimento era proporcionar aos filhos um convívio regular com valores e princípios condizentes com a fé cristã, além de possibilitar um ambiente mais favorável à aprendizagem. Isso porque o modelo escolar tradicionalmente apresentado até o momento pela maioria das escolas (20 a 40 cadeiras enfileiradas, em uma sala, ocupadas por crianças em plena fase de aprendizado) não se revelava o mais efetivo e promissor, pelos menos é o que nos revelam os dados validados pelas pesquisas nacionais dos sistemas de avaliação da educação brasileira (SAEB-INEP/Provinha Brasil/ENEM).

Nesse contexto, surge a ideia de proporcionar práticas educativas para além do ambiente escolar, em contato com a natureza em ambientes abertos (praças, parques ecológicos...) e experienciando vivências em visitas a organizações de relevância social, contribuindo para a formação das crianças em uma realidade que evidencia a preservação da infância e enaltece características peculiares da fase em desenvolvimento, como a inocência, o desejo de aprender, a curiosidade, a experimentação espontânea do conhecimento, dentre outras.

Inicialmente um grupo pequeno de mães se organizava para promover encontros periódicos de interação entre as crianças, para que elas pudessem ampliar o convívio e vivenciar experiências de troca de conhecimento com seus pares. Nesses encontros os valores cristãos, a Arte, a Música, a brincadeira, a literatura, a linguagem oral e escrita, a Matemática e o conhecimento de modo geral estavam presentes nas atividades e vivências que ocorriam no grupo.

Alguns anos se passaram e o número de crianças que participavam desse grupo foi crescendo. A necessidade de construção de um currículo que se adequasse as premissas que acreditamos ser coerentes para a aprendizagem de crianças de 4 a 17 anos foi ganhando força. Então, a ARCA reverberou essas demandas, tornando-se uma instituição de ensino que visa não apenas proporcionar encontros periódicos de interação e convívio social, como se deu em sua gênese, mas ir além, dando suporte pedagógico às famílias cujos pais não renegaram seus filhos exclusivamente a estruturas formais de ensino, mas diferenciam-se pelo engajamento direto na jornada formativa deles, fazendo parte de um projeto de ensino inovador. Nesse projeto, os pais são os principais protagonistas no processo de aprendizagem dos seus filhos, porém são apoiados por uma equipe pedagógica qualificada e com experiência na prática do ensino que assessora as famílias em todas as instâncias do processo educativo: planejamento curricular, avaliação da aprendizagem, orientação pedagógica e mediação nos processos de construção do conhecimento.

Dessa forma, considerando o arcabouço apresentado pelo Ministério da Educação como base, mas ampliando o olhar para outros saberes com vistas a propiciar uma formação holística apropriada pela família e destacando a condução pelos pais na condição de principais responsáveis pela formação educacional dos seus filhos, fomos construindo um currículo multidisciplinar e transversal, atendendo às diretrizes da LDB e contextualizado à realidade da família cristã em essência.

Somos uma escola confessional cristã e disseminamos princípios bíblicos em tudo o que fazemos, por entender que esse é o caminho para a formação cidadãos que possuem uma missão divina que se reflete na atuação em sociedade aqui na terra com uma consciência social relevante e transformadora.

Considerando essa nobre missão, a Arca tem sido, ao longo da sua história, municiada de todas as habilidades e competências que necessita para cumprir o seu mister. Contamos hoje com um amplo espaço físico ecológico e encantador, uma equipe administrativa e pedagógica qualificada, pais engajados na tarefa de educar, vários colaboradores com competências múltiplas e, o mais importante, crianças felizes, cheias de entusiasmo e fé crescendo a cada dia em graça e em conhecimento.

A caminhada pode parecer trabalhosa, mas carregamos conosco a esperança, a perseverança e a certeza de que educar é coisa de família, e os frutos serão colhidos a seu tempo!

 

Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.” Hb. 11:7

Educar é coisa de família