Entendemos que as crianças da Educação Infantil estão em plena fase de apropriação de conhecimentos sobre si mesmas e sobre o universo que as cercam. Por isso precisam vivenciar situações que lhes permitam interagir com o conhecimento de forma natural, sensorial, desafiadora e adequada aos princípios e valores para o desenvolvimento do ser.
As crianças podem ser inseridas em nossa escola de três formas:
- Presencial - participam de todas as ações didáticas na sede da Arca diariamente, de segunda à sexta no turno matutino;
- Semipresencial – realizam as atividades em domicílio e participam de encontros de interação uma vez por semana na sede da Arca;
- Totalmente em domicílio (TED) – todas as atividades são realizadas em casa, inclusive o encontro virtual (online) para interação.
Em nossa proposta de trabalho para a Educação Infantil, está presente:
- sequências didáticas envolvendo o letramento e o conhecimento matemático - organizadas em ações educativas permeadas pela ludicidade, realizadas em ambientes diversificados com as famílias e/ou no ambiente da Arca (assessoradas por tutores dos ciclos de aprendizagem 4 e 5 anos);
- o trabalho com projetos - abordando temas relativos às áreas da Natureza e Sociedade;
- sequências didáticas para o desenvolvimento da língua inglesa – apresentando vídeos, áudios, jogos, atividades interativas, flash cards etc., para estudos domiciliar e posterior interação virtual com o tutor especialista na disciplina;
- estudos dirigidos sobre virtudes e valores cristãos – propostas de atividades reflexivas para estudo com a família, compartilhadas em encontros de interação virtual ou presencial com o tutor da turma.
As famílias recebem semanalmente um planejamento da rotina semanal contendo atividades para serem realizadas em três ou quatro dias:
- o primeiro dia da semana é destinado às intervenções relativas ao projeto em estudo, o qual é desenvolvido em parceria com as famílias, atividades de revisão da semana anterior.
- o segundo e terceiro dia são trabalhadas as sequências didáticas de linguagem oral e escrita, as questões de letramento e os conhecimentos matemáticos pertinentes para essa etapa de estudo.
- uma vez por semana as crianças participam de encontros virtuais ou presenciais na sede da Arca para compartilharem sobre os projetos, a formação cristã, além de experimentarem outras situações propícias à Educação infantil como: arte, contação de história, teatro, faz de conta, música, brincadeiras, experiências sensoriais etc.
Quando se trata de crianças de outros localidades com acessos mais difíceis, esses encontros são orientados para acontecerem com as famílias mais próximas, reunindo, preferencialmente, crianças da mesma faixa etária.